segunda-feira, 19 de março de 2012

Cultura em Movimento, hoje

 

PIRAÍ


A Secretaria de Educação abre hoje a segunda edição do projeto Cultura em Movimento – Encontros em Piraí, que terá três palestras sobre os Anos 20, proferidas pelo acadêmico Domício Proença Filho, membro da Academia Brasileira de Letras. O ciclo de palestras prosseguirá nos dias 21 e 22, no auditório do CEDERJ, sempre com início às 9h.
O ciclo de palestras faz parte do programa Formação Continuada e visa a proporcionar oportunidade de reciclagem aos professores da rede de ensino da Prefeitura e se insere também nas comemorações dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, tema que faz parte da grade curricular das disciplinas de Arte, História e Língua Portuguesa.
Além de integrar a ABL, Domício Proença Filho é doutor, livre docente e professor emérito e titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense. Ministrou cursos na Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, França e Estados Unidos. Crítico, poeta, ficcionista e ensaísta, é autor de cerca de 60 livros. Nas três palestras que proferirá no ciclo Encontros em Piraí, os temas serão a arte, a história e a literatura dos anos 20.
O projeto Cultura em Movimento – Encontros em Piraí teve sua primeira edição realizada no ano passado, quando foram enfocados aspectos políticos e culturais dos anos 60 e o regime militar. O cilco trouxe a Piraí expoentes da cultura brasileira, como os
historiadores Joel Rufino dos Santos, Maria Paula Araújo e Beatriz Kushnir, o cientista social Ítalo Moriconi, o crítico e historiador musical Sérgio Cabral e o dramaturgo e diretor de teatro Sérgio Fonta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário