Loading...

quarta-feira, 14 de março de 2012

Semana Teixeira e Sousa: grandes nomes da literatura nacional estarão em Cabo Frio

Do:

  Jornal Poiésis / Nova Saquarema

Amantes da literatura e da música terão muitos motivos para comemorar o mês de março. É que, no período de 21 a 28 do mês, será realizada a 22ª edição da Semana Teixeira e Sousa em Cabo Frio, evento comemorativo pelo bicentenário de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), primeiro romancista brasileiro. O motivo de tanta alegria é a presença de grandes nomes do cenário literário e musical brasileiro em palestras e debates gratuitos no prédio histórico da Casa de Cultura José de Dome (Charitas). Na lista de palestrantes estão nomes como Nelson Motta e Affonso Romano de Sant’Anna, além do antropólogo Roberto da Matta, do jornalista João Máximo e do escritor e compositor Abel Silva.

A série de palestras tem início no dia 21, data em que se comemora o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial. A partir das 17h acontece o “Seminário Afro-descendente e Literatura no Brasil”, com a palestra de Carlos Alberto Medeiros, que falará sobre Abdias Nascimento.  Bacharel em Comunicação e Editoração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense, Carlos Alberto Medeiros já ocupou importantes cargos nos cenários municipal (Prefeitura do Rio de Janeiro), nacional e estadual, na área de promoção racial. Sobre o tema de sua palestra, pode falar com maestria, pois foi assessor do Senador Abdias Nascimento.

Nascimento, entretanto, figura na história nacional como o primeiro deputado federal afro-descendente a dedicar o seu mandato à luta contra o racismo e dar sequência a ela na época em que se tornou Senador da República (1991-1996 a 1999). Recebeu vários prêmios, entre eles o “10 years of Freedom South Africa – 1994-2004”, do Governo da África do Sul, além de ter concorrido ao Nobel da Paz em 2010. Abdias Nascimento faleceu em 2011, aos 97 anos.

Também no dia 21, às 20h, a Doutora em Teoria e História Literária Hebe Cristina da Silva lança o livro “Teixeira e Sousa entre seus Contemporâneos” e ministra palestra. Na quinta-feira, às 20h, é a vez de Nelson Motta falar sobre um dos seus grandes sucessos literários: “Tim Maia”. O livro, lançado em 2007, virou musical e é sucesso de público e crítica. Motta é jornalista, compositor, escritor, roteirista e produtor musical. Entre suas publicações está o best-seller Noites Tropicais, que vendeu mais de 75 mil cópias. Já ministrou mais de cem palestras no Brasil e no exterior, com destaque para as realizadas em Harvard (na School of Brazilian Studies), em Madrid (na Casa de España) e em Oxford (Inglaterra), no Center for Brazilian Studies.
No dia 23, Roberto da Matta questiona: “O que faz o Brasil, Brasil?”, palestra que será realizada também às 20h. Antropólogo e autor de diversas teses sobre comportamento e cultura brasileira – já se dedicou a escrever sobre o carnaval, manifestações religiosas, costumes, esportes, entre outros temas -, seu último trabalho é o livro “Fé em Deus e Pé na Tábua: como e porque você enlouquece dirigindo no Brasil”, de 2010, que trata sobre mortes no trânsito e o mau comportamento dos brasileiros na direção.  Além de sua obra em livro, Da Matta tem centenas de artigos e ensaios em revistas científicas e coletâneas, bem como verbetes em dicionários e enciclopédias, no Brasil e no exterior.

Na segunda-feira, dia 26, Affonso Romano de Sant’Anna vai contar um pouco de sua trajetória na poesia e engajamento político na palestra “Que País é Esse? – Uma Resposta em Progresso”, às 20h. Mineiro, nascido em 1937, formado em Letras e um dos maiores poetas brasileiros contemporâneos, fez parte dos movimentos que transformaram a poesia brasileira e de movimentos políticos e sociais que marcaram o país. Proferiu conferências em diversos países, como: México, Dinamarca, Chile, Canadá, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Espanha e foi agraciado com vários prêmios literários. É colunista do caderno Prosa e Verso do jornal O Globo.

Na terça-feira, é a vez de o cabofriense Abel Silva falar sobre “A poesia na MPB”, às 20h. Compositor e escritor, ele compôs músicas em parceria com grandes nomes do cenário nacional, como Fagner, Dominguinhos, João Bosco, Moraes Moreira e Roberto Menescal. Suas canções foram gravadas por Elis Regina, Gal Costa, Simone, Zizi Possi, Nélson Gonçalves entre outros.

Encerrando a série de palestras, o jornalista João Máximo ministra “Noel Rosa x Wilson Batista: a verdadeira história de uma briga em tempo de samba”, na quarta-feira, dia 28, também às 20h. O tema é bastante conhecido pelo autor que, por formação, é dentista, mas acabou se apaixonando pelo jornalismo, escreveu livros sobre o futebol e as Copas do Mundo que cobriu e ganhou destaque com a biografia sobre Noel Rosa, grande sucesso como escritor, em parceria com Carlos Didier.

Serviço- Casa de Cultura José de Dome (Charitas). Endereço: Avenida Assunção, nº 855, Centro, Cabo Frio. Tel.: (22) 2643-2784.

 http://www.novasaquarema.com.br/news/index.php/outras-cidades/2083-semana-teixeira-e-sousa-grandes-nomes-da-literatura-nacional-estarao-em-cabo-frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário